fbpx

Terminei de pagar o financiamento do meu veículo, quais são os prazos para baixa no Gravame e eventuais restrições em meu nome?

Em financiamentos de veículos sejam eles na modalidade CDC ou Leasing, os juros abusivos aplicados são realmente altos, o que faz com que mais de 47% das pessoas acabem atrasando o pagamento de suas prestações resultando na maioria das vezes na negativação de seu nome, além de diversos outros transtornos com as instituições bancárias.

Contudo, após um longo período você finalmente conseguiu quitar as dívidas e será necessário dar baixa nos restritivos. De quem é a responsabilidade? Em até quanto tempo elas devem ser excluídas? Esse tipo de informação é fundamental para que você não fique refém das instituições bancárias.

Entendendo quais são as restrições abaixo listamos as duas principais restrições que podem ocorrer durante o financiamento do seu veículo:

1º Gravame:

Dentre as 2 opções, o Gravame está presente em 100% dos contratos de alienação fiduciária*, independentemente se o financiamento está ou não em mora (atraso).

Todos os veículos alienados ao banco possuem esse restritivo incluso diretamente no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), no qual impossibilita a transferência da propriedade do veículo sem que antes haja a quitação de todos os débitos junto à credora, a alienação fiduciária é a modalidade de empréstimo bancário no qual o credor possui uma garantia de recebimento em caso de inadimplência do comprador, como por exemplo, um veículo ou imóvel.

Dica 1: Para saber se o seu veículo possui alguma restrição ou débitos, basta acessar o site do DETRAN de seu estado. Abaixo colocamos o link para o site do DETRAN de São Paulo: http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/servicos/pesquisaDebitosRestricoesVeiculos

Serasa Experian, SPC (Serviço de proteção ao Crédito) e SCPC

Grande vilão de quem depende do crédito bancário, o SERASA e SPC são empresas privadas que registram informações pessoais de todas as pessoas que possuem CPF (Cadastro de Pessoa Física), como: atualização de endereços, histórico de compras, informações de dívidas bancárias e cheques protestados entre outros.

O principal objetivo dessas empresas é fornecer informações para as instituições bancárias ou empresas privadas que as utilizam para avaliar o risco do fornecimento de crédito para um determinado consumidor.

Essa restrição é exclusiva ao consumidor inadimplente, aquele que por algum motivo não conseguiu honrar com o pagamento das parcelas de seu veículo sem atrasar.
Dica 2: Para saber o Score (pontuação) do seu CPF ou saber se possui alguma restrição em seu nome, basta acessar o link abaixo. A consulta individual é gratuita: https://www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima