Muitas empresas prometem uma redução bem expressiva referente a taxa de juros bancárias. Mas acredito que você já se perguntou se de fato é realmente possível diminuir esse valor.
É preciso ficar atento as diversas empresas que prometem esse tipo de serviço; Por mais que seja possível diminuir o valor cobrado de uma divida, existem situações especificadas em que o serviço de ação revisional ou de uma negociação extra judicial é viável.
A taxa de juros cobrada no Brasil, sem duvida é uma das mais altas. Mas saber o que de fato vem a ser cobranças ilegais bancárias, vai te ajudar a saber se a sua situação corresponde ao serviço oferecido
Perante a lei as instituições financeiras podem sim cobrar mais de 12% de juros ao ano. Por isso as taxas de juros devem ser OBSERVADAS referente a taxa média do mercado, estipulada pelo Banco Central Brasileiro (BACEN). Na prática, os juros bancários são aquilo que os cinco principais bancos (Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa) querem que seja!
O que mais encontramos é quando a taxa cobrada no contrato está bem acima da média do mercado. Ou quando o banco realiza o empréstimo e junto acrescenta outros produtos/serviços, o que chamamos de venda casada, que é proibida por lei e apenas um advogado especializado em Ação revisional consegue retirar isso. Existem também as tarifas indevidas e as cobranças abusivas, que nada mais é do que as diversas ligações que o devedor recebe diariamente, que são totalmente cabíveis de DANOS MORAIS.
Outra situação viável para uma ação judicial, é quando você tem o seu veículo apreendido pelo banco ou algum bloqueio de conta judicial devido ao atraso no pagamento da divida. Nestas situações, dificilmente o banco estará disposto a negociar direto com o consumidor, uma vez que a instituição encontra-se numa situação de vantagem.
É preciso sempre ficar atento a essas situações, em boa parte dos casos, a única alternativa será se defender por meio da via judicial.